Porque eu também sofro preconceito.
Tá, aí vem as pessoas das universidades públicas falando que quem paga é burro.
De modo algum quero tirar o mérito de vocês, por terem passado numa federal, estadual... o que seja.
Só não concordo com essa de que quem estuda nas públicas é a "nata intelectual da sociedade", de "quem é burro paga".
Nem vou entrar no mérito de argumentar o quão fascistas são essas atitudes, principalmente vindas da "elite intelectual da sociedade".
Você entrou na universidade. Parabéns, você é especial. A universidade no Brasil ainda é para poucos e quem está no ensino superior é parte de uma "elite". Ou seja, permanece um caráter excludente no ensino superior como um todo.
"O vestibular é mais difícil". Sim, é. Dependendo da pessoa pode ser mesmo muito difícil. Tanto por dificuldades de compreensão do texto, quanto por ter problemas em decorar uma fórmula de física. Até aí, qualquer vestibular é difícil: eu entendo de história, meu irmão é melhor em estatística. Eu passei na USP, ele ingressou no Mackenzie. Quando resolvi mudar de curso, passei no Mackenzie, não na USP. Isto faz de nós menos inteligentes? Menos compromissados com o que queremos ser?
Aliás, por ter estudado nos dois tipos de instituição, posso dizer que conheci pessoas incríveis nos dois lados do muro, bem como pessoas que não mereciam nem a bolsa de estudos que têm. Isto tem a ver com dedicação e caráter, não é uma universidade que me define.
"Os nossos professores são melhores". Errado. Muitos professores dão aulas nas públicas E nas particulares, coleguinha. Pode ir abaixando essa bola, que eu tenho a mesma qualidade de aula que vc.
Porque, na boa, não vai adiantar nada, ser de universidade privada ou pública, se achar o mais inteligente do mundo, e não se tornar um intelectual capaz de pensar de forma autônoma sobre a sua condição e a realidade na qual está inserido, não conseguindo fazer nada pra mudar o que vemos hoje.
Não é querer tirar o mérito dos seus estudos, caríssimos, na verdade o tapa aqui é pros dois lados. Mas, vá, estudantes de universidades públicas, se vocês que fazem greve não gostam de serem chamados de arruaceiros, maconheiros e cia ao lutarem pelo que acham certo; chegar e apontar o dedo pra um cara que passou na particular, chamar ele de burro e incompetente por não ter passado numa prova que ele deu o seu melhor é fazer o que?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário