terça-feira, junho 09, 2009

deu no uol há mais de um mês

Serra vai criar escola de formação de professores em São Paulo
GILBERTO DIMENSTEIN
colunista da Folha Online

Diante das seguidas más notícias sobre qualidade de ensino, o governo José Serra vai anunciar nesta terça-feira a criação de uma escola de formação de professores, obrigatória para os novos professores da rede pública. Serão 360 horas de formação durante quatro meses com atividades em classe e práticas escolares.

Um projeto de lei enviado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) vai estabelecer que o ingresso de professores, diretores e supervisores na rede pública estadual vai exigir, além do concurso público, a aprovação no curso de formação. Durante o curso, os candidatos a professor receberão 70% do salário inicial da categoria.

A Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo ocupará o Edifício André Franco Montoro, na rua João Ramalho, região de Perdizes (zona oeste de São Paulo), e vai utilizar também a estrutura da Rede do Saber de ensino a distância, combinada com atividades presenciais e práticas de sala de aula. Serão feitas parcerias com universidades públicas e aproveitadas as experiências de várias ONGs que atuam no apoio à educação pública.



----


Parece que nosso querido governador nunca vai desistir da idéia do ensino à distância, não é?

A mim parece inadmissível que sejam formados professores que não estiveram de corpo presente na maioria das aulas que receberam, de que parte de um ensino à distância pode ser retirado um ensino de qualidade?

Sem contar que ter uma escola para formação de professores não é a medida correta, acho, uma vez que há a padronização do que vai ser ensinado (com base no, já cheio de erros, material didático fornecido pelo governo). Cada região e cada escola nela contida possui suas deficiências, quando paramos para analizar que também cada faculdade possui diferentes tipos de formação e, conhecendo a clássica do governo do Serra (também conhecido como o cara dos puxadinhos 1 e 2), tudo vai ser padronizado por baixo.



Um comentário:

Unknown disse...

Por que mudou de nome? POr que Babalu? ;)