segunda-feira, outubro 19, 2009

Mulheres que correm com os lobos

Não que o clipe da Shakira tenha muuuito a ver com isto.. mas pra quem já leu o livro, é sempre divertido..

Particularmente, me diverti mais do que no da Beyoncé (all the single ladies, certo?) em que ela se requebra feito uma minhoca no sol, afinal, a Shakira faz isso sob a luz da lua.



Pra todos os efeitos, definição básica do livro:
(retirado do site: http://solemescorpiao.wordpress.com )

"Mulheres que correm com os Lobos, da psicóloga Clarissa Pinkólas Ester, fala sobre a compreensão da natureza da mulher selvagem(essência da alma feminina) através da interpretação de lendas e histórias antigas e a semelhança de suas características com a de uma loba. A obra dialoga sobre os conflitos da “Mulher Moderna” e como atingir a verdadeira libertação.

A primeira lenda apresentada é a La Loba, a Mulher Lobo que fala sobre uma senhora que vive em um lugar oculto de que todos sabem, mas que poucos já viram. Como nos contos de fadas, ela parece esperar que cheguem até ali pessoas que se perderam e que estão vagando a procura de algo.

Ela tem uma aparência estranha, parece evitar pessoas e emite mais sons animais do que humanos. Segundo a lenda, o único trabalho dela é recolher ossos de todas as criaturas e conservá-los, sobretudo, o que corre o risco de se perder para o mundo, mas a sua especialidade são os lobos.

Ela se arrasta pelos vales e quando consegue reunir um esqueleto completo, faz uma fogueira e canta uma canção. Com o seu canto o lobo volta a viver com força e vitalidade, e livre a criatura corre por um desfiladeiro até tornar-se uma linda mulher.

Em algumas situações da vida, demonstramos uma angústia tao grande e nem sabemos ao certo o porque, sentimos a perda do referencial, de nossos valores, questionamos quem somos perante as pessoas e a vida.

No livro, a longa reflexão sobre o conto de La Loba traz uma auto análise que eu hoje vejo como essencial: Onde estão os seus ossos?"

Nenhum comentário: