Pela primeira vez o Ceará recebe a arte de Peter Paul Rubens, artista alemão nascido em 1577, reconhecido mundialmente pela expoência da arte barroca do século 17. "Rubens - o gênio do barroco e sua obra gráfica" abre dia 2 de abril e fica em cartaz até 27 de julho em Fortaleza.
O talento de Rubens levou-o à corte espanhola, onde consagrou-se pintor real. Fez inúmeros retratos da nobreza de toda a Europa. Filipe 3º e Filipe 4º, da Espanha, a rainha-mãe Maria de Médici, da França, e Carlos 1º, da Inglaterra encomendaram obras. Por estes caminhos, pintou "Sansão e Dalila" na Antuérpia (hoje região dos Flandres, Bélgica).
A personalidade de Rubens, por sua vez, dócil e educada, acabou por render-lhe o cargo de diplomata. Viagens oficiais à Espanha, surpreendentemente, impulsionaram sua carreira artística. Travou contato com obras de Ticiano e Rafael e aprimorou sua própria técnica. Nessa época, foi-lhe encomendado o retrato eqüestre do duque de Lerma, primeiro-ministro de Filipe II, logo reconhecido em todo o continente europeu.
A exposição na Universidade de Fortaleza disponibiliza parte do acervo gráfico de Rubens - 82 gravuras - vindo do Museu Siegerland Oberen Schloss, localizado em Siegen, cidade onde nasceu. O material é inédito no Brasil e até mesmo na Europa é de raro acesso, diz o curador da mostra, o holandês Pieter Tjabbes.
Climatizada em tons de verde, cor que segundo a curadoria é "nobre" e remete à arte barroca, a mostra abrange temas bíblicos - especialmente do Velho e Novo Testamentos - temas religiosos, mitológicos-históricos-alegóricos, retratos e paisagens.
Acontece no Espaço Cultural Unifor (campus da Unifor, Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza - Ceará), entre 3 de abril e 27 de julho, com entrada gratuita.
[Fonte: Portal Terra Magazine (27/3/2008)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário